segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus


Salmo 46:10a – “Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus.”

O verbo “aquietar” nos dá o conceito de descansar, ficar tranqüilo acerca de algo, e isso é muito mais que só ficar inerte no aguardo, isso nos remete ao exercício da confiança.
O salmo traça a trajetória de Deus se apresentando ao seu povo nos momentos de deserto, de tribulação.
Quando não nos aquietamos é como desconfiássemos, duvidássemos de que Deus seja quem Ele realmente é! E, segundo o salmo devemos nos aquietar e saber quem Ele é. Saber quem é Deus é a grande questão que faz toda a diferença, que nos faz confiar e descansar.
O salmo 46 é um salmo de confiança. O salmista começa dizendo “Deus é o meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Note que esse pensamento se repete muitas vezes ao longo da Bíblia. Deus nunca prometeu que não passaríamos por aflições e tribulações (Jo.16:33), Sua promessa é que em meio as aflições e tribulações, Ele estaria conosco, pois Ele será sempre o nosso “refugio e socorro bem presente” como afirmou o salmista.
Neste salmo a expressão “Deus está conosco” se repete três vezes. Por esse motivo podemos e devemos aquietar-nos. Enquanto, corremos de um lado para o outro, tentando resolver os problemas da vida do nosso modo, não temos tempo para contemplar que “Deus está conosco” e que Ele é o nosso “refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.
Interferir na história humana é algo que Deus faz com muita excelência. Por isso, descansar em Deus é fruto do reconhecimento de que Ele é. Deus tem uma história de sucesso que nos habilita a confiar Nele.
A ansiedade é um mal que aflige a humanidade, ela é maléfica, ela desafia a fé. “Lançando sobre Ele toda nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós”. (IPe 5:7)
Portanto “aquietai-vos e sabei que Ele é Deus”. Podemos chamar isso de a disciplina do silêncio, exercitemos então a disciplina do silêncio, vamos nos aquietar porque sabemos que Ele é Deus!

Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” em Calmon Viana Poá e professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá e do Curso de Capelania Evangélica do Seminário de Teologia Interdenominacional “Jorge Muller” em Suzano SP.

4 comentários:

  1. É maravilhoso quando a resposta do Espírito Santo de Deus vem, muitas vezes lemos algo e paramos para pensar será que estou certa nesta conclusão? Buscar o esclarecimento se faz necessário, e Deus sempre prepara pessoas capacitadas e com respaldo para confirmar, ou esclarecer a Sua Palavra.Deus o abençoe professor

    ResponderExcluir
  2. A inquietação já é um dos maiores problemas desses últimos tempos e esse mal está atingindo a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Precisamos nos policiarmos , todo tempo para ficarmos na quietude Espiritual "Lançando sobre Ele , toda ansiedade"(1ºPe.5:7); Deus me deu a resposta , através desta reflexão, pois estava ansiosa por causa da minha mãe. Peço suas orações por ela. Deus o abençoe professor.

    ResponderExcluir
  3. Verdade! A ansiedade é o contrário da fé!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus seja louvado... Abrimos nossa página na internet após orarmos e pedir a Deus sabedoria por um problemas sério que precisamos resolver. Então deparamos com este blog colocado em nossa página de relacionamento por um grande amigo, também servo de Deus. Afirmo que o texto lido, fora de Deus resposta a nossa oração...

    ResponderExcluir