quarta-feira, 12 de maio de 2010

A dança tem apoio bíblico?



Do jeito que a dança é propagada e defendida hoje, fica a impressão de que há várias passagens bíblicas que a apoiam.
Porém, não existe sequer um versículo nos mandando ou nos autorizando a dançar na casa de Deus! No Novo Testamento não há nenhum incentivo à sua introdução no culto. Os dois únicos textos que poderiam ser usados como incentivo à dança estão nos Salmos 149 e 150, no Antigo Testamento. Mas não são passagens que falam propriamente da dança no culto da igreja do Senhor.
Alguns exagetas discutem se o termo original traduzido em algumas versões em português para "dança", nos textos acima, significa flauta ou harpa. Entretanto, mesmo aceitando se que os Salmos 149 e 150 aludem à dança entre os hebreus — o que não seria nenhuma novidade (Jz 11.34; Ec 3.4; Lm 5.15) —, eles nada têm que ver, diretamente, com o culto do Novo Testamento. Lembre-se de que a mensagem da Bíblia se dirige a três povos: judeus, gentios e igreja (1 Co 10.32). E nem sempre um mandamento pode ser considerado "universal", isto é, para todos.
Se aplicarmos a nós o que dizem os tais Salmos, na íntegra, teremos de louvar a Deus com uma espada na mão e tomar vingança das nações, literalmente! "Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus e espada de dois fios, nas suas mãos, para tomarem vingança das nações e darem repreensões aos povos, para prenderem os seus reis com cadeias e os seus nobres, com grilhões de ferro" (Sl 149.6-8).
Alguém dirá: "Ora, irmão Ciro, não exagere. Tudo isso pode ser aplicado de maneira figurada". É mesmo? Então por que a dança deve ser aplicada de modo literal? Por que empunhar uma espada e tomar vingança das nações é figurado, e dançar não?! Por que não consideramos, então, que devemos dançar espiritualmente, e não com o corpo? Interessante como é fácil priorizar preferências pessoais, para depois encontrar na Bíblia versículos isolados em apoio a invencionices!

MIRIÃ OU SALOMÉ?
Um dia desses, ouvi de uma irmã algo que me fez refletir. Ao demonstrar preocupação quanto ao que vem acontecendo em nossos cultos, ela verberou: "Irmão Ciro, o pessoal justifica-se quanto a danças e coreografias citando a dança de Miriã. Mas o que vemos nas igrejas hoje está muito mais para Salomé do que para Miriã" — concluiu, referindo-se à sensual dança da filha de Herodias, que teve como prêmio a cabeça de João Batista (Mt 14.6-10).
Muitos têm citado 1 Coríntios 6.20 como apoio à dança no culto. Dizem que devemos glorificar a Deus com o corpo. Sabe 0 que é isso, em Hermenêutica? Torcer a Palavra de Deus, fazendo-a dizer o que não diz. A simples leitura do contexto da passagem é suficiente para demonstrar que ela nada fala acerca da dança. Leiamos os versículos 18 a 20:

Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

O que é glorificar a Deus com o corpo? Significa não pecar contra o Senhor por meio do corpo! Somos o templo do Espírito, pertencemos a Ele, e nosso corpo nunca deve ser profanado por qualquer impureza ou mal, proveniente da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos, imagens, literaturas (2 Tm 2.22; 1 Jo 2.14-17; Sl 101.3). O texto em apreço, pois, não é uma "carta branca" para "louvar" com a dança e outras expressões corporais.

POR QUE DIZER "NÃO" À DANÇA?
Não há base bíblica para o que chamam hoje de "adoração através da dança" ou "adoração extravagante", etc. Sei que há igrejas mais moderadas e reverentes. Mas tenho de ser franco: qualquer tipo de dança é prejudicial ao culto. Por quê? Primeiro porque não tem apoio da Palavra de Deus. Segundo, porque ela sempre foi uma manifestação para agradar uma platéia, e não a Deus. Lembra-se da filha de Herodias? Ela dançou para o público e agradou Herodes. Deus é exaltado por meio de cânticos, e não de danças (Sl 57.7).
Sei que me acusarão de "quadrado"... Dirão que eu não conheço outras culturas, que nunca saí do Brasil. Bem, Deus já me permitiu fazer algumas viagens, e eu também gosto de estudar costumes e cultura dos povos. Gosto muito de missiologia e tenho plena convicção de que é impossível fazer missões sem uma transculturação. No entanto, até que ponto um servo de Deus deve submeter-se à cultura de um povo?
Ora, a Palavra de Deus deve nos guiar (Sl 119.105), e é preciso renúncia para seguir ao Senhor Jesus (Lc 9.23). Nesse caso, o fato de a dança ao som dos tambores fazer parte da cultura africana não obriga os crentes africanos a adotarem a dança em seu culto ao Senhor. Da mesma maneira, não é por que o brasileiro gosta de samba, que os nossos cultos necessitam desse elemento.
A dança no culto não é uma questão cultural. Nas Escrituras não há — repito — nenhuma passagem que apóie a dança no culto neotestamentário. "Ah, mas eu quero dançar, gosto de fazer isso e tenho certeza de que Deus a receberá", alguém poderá argumentar. Tudo bem. Dance! Assuma a responsabilidade diante de Deus. Mas não venha dizer que o culto precisa de danças e coreografias para agradar ao Senhor. As nossas reuniões sobreviveram sem esses elementos durante muito tempo.
Em várias igrejas, as danças e coreografias só vêm sendo incorporadas ao culto porque lhes falta o principal: salmo, doutrina, revelação, língua e interpretação (1 Co 14.26). Um culto não pode sobreviver sem a genuína manifestação do Espírito, a Palavra de Deus e os verdadeiros louvores. Sem dança e coreografia, ele subsiste — sempre subsistiu, ao longo da História — e fica até melhor, reverente, com mais tempo para a exposição bíblica. O problema é que hoje os cultos são feitos para agradar pessoas, e não a Deus. Os gostos pessoais prevalecem, infelizmente.
Se nos conscientizarmos de que o culto é para Deus, e não para pessoas; e se nos convencermos de que a maneira de Deus falar, no culto, não é pelas danças e coreografias, e sim pela Palavra, tudo ficará mais fácil. Leia Apocalipse 19.1-7. Nesta passagem temos um exemplo de como deve ser o culto a Deus, na presença dEle. Não há nenhuma menção à dança. O culto deve ser reverente e com palavras de louvor.
Como seria bom se compositores, cantores e pregadores entendessem que não devemos ir além do que está escrito na Palavra de Deus (1 Co 4.6)!

Do livro:"Mais erros que os pregadores devem evitar"(Pr.Ciro Sanches Zibordi)

5 comentários:

  1. VERSÍCULOS QUE SITA A DANÇA COMO FORMA DE AODRAÇÃO
    2SM 6-14 Diz: “Davi dançava com todas as suas forças diante de DEUS e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.”

    Salmo 150.4 Diz: “Louvai – o com adufes e dança, louve o com instrumento de cordas e com flautas. Louvar o Senhor com nosso corpo, nossa voz com todo o nosso ser”.


    JER 31.013 Diz: “ Então a virgem se alegrara na dança também os jovens os velhos, tornarei seu pranto em jubilo e os consolarei, transformarei em regozijo a sua tristeza”.

    LUCAS 15.25 - E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
    ÊXODO 15.20 - Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
    l SAMUEL 18.6 - ¶ Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
    lSAMUEL 18.7 - E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
    lSAMUEL 21.11 - Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
    lSAMUEL 30.16 - E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá
    l CRÔNICAS 15.29 - E sucedeu que, chegando a arca da aliança do SENHOR à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.
    SAMOS 150.4 - Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
    ECLESIASTES 3.4 - Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
    JEREMIAS 31.4 - Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram.
    LAMENTAÇÕES 5.15 - Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança

    ResponderExcluir
  2. SE ISSO NÃO É BASE BÍBLICA OQUE É ENTÃO ??????

    ResponderExcluir
  3. A dança é uma manifestação humana, herdada de culturas, acredito que dançar para louvar a Deus, não tem nada de mais, o que pega hoje em dia (se bem que não havia isso em nossa cultura antes) é que os grupos de dança nas igrejas, dançam por interesse próprio, por vontade própria, para aparecer, na verdade. e funk gospel, break gospel, forró gospel... tá por fora, imitações de grupos mundanos dentro da igreja, como forma de louvar é inviável, é como abençoar a bebida alcoólica, porque está escrito que noé se embriagou, que Cristo multiplicou o vinho, que festas eram regadas a vinho no velho e no novo testamento... e assim por diante. Lembrem-se, quando Cristo foi tentado na primeira vez ele respondeu assim: Não, porque está escrito... e satanás na segunda tentação disse: faz isso, " porque está escrito"...

    ResponderExcluir
  4. A DANÇA SEMPRE EXISTIU DESDE DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO...E NÃO ERA CULTURA E SIM UMA FORMA DE ADORAR A DEUS....COMO SITA OS TRECHOS BÍBLICOS ACIMA...DAVI DANÇOU, MIRIAN DANÇOU, O PAI DO FILHO PRÓDIGO DANÇOU, E OUTROS SERVOS E SERVAS DE DEUS DANÇARAM

    ResponderExcluir
  5. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

    POR ISSO NÃO PODEMOS GENERALIZAR ...POIS EXISTEM PESSOAS QUE ESTUDAM MUITO PARA DANÇAR E ADORAR O SENHOR COM DANÇAS....COM BALET, CONTEMPORÂNEO JAZZ E OUTRAS MODALIDADES DISTINTAS E SÉRIAS...

    ResponderExcluir